Juíza determina arquivamento de investigação por complicações em parto

Juíza determina arquivamento de investigação por complicações em parto


07/08/2023 - 10:01:00

A juíza Renata Travassos Medina de Macedo, de São João de Meriti (RJ), decidiu determinar o arquivamento de inquérito contra uma médica ginecologista em razão de complicações no parto de uma paciente. 


Defesa demonstrou que médica tomou todos os cuidados para resguardar saúde da mãe e do bebê em parto marcado por complicações


No caso concreto, uma grávida compareceu ao hospital e após os devidos exames a equipe médica orientou  que a via adequada seria o parto normal com indução krause (uma sonda no colo do útero).


Todavia, a paciente dispensou as sugestões médicas e solicitou a cesariana. Foi verificado pelos médicos antes de ser realizado o parto que o feto encontrava- se em uma posição que exigia a aplicação de uma manobra denominada: "versão interna".


Apesar das dificuldades, a médica conseguiu realizar a manobra. Ao retirar o bebê, percebeu que ele estava envolto no cordão umbilical. Enquanto suturava a paciente a médica foi informada que havia um problema na perna da criança. 


Após avaliação do ortopedista foi constatada uma fratura no fêmur. Diante disso, a paciente foi até a delegacia e foi instaurado procedimento penal para investigar possível lesão corporal culposa, praticada pela médica no parto.


O Ministério Público ofereceu transação penal com a proposta de pagamento de dez dias-multa, na proporção de 1/30 do salário-mínimo vigente na época do cumprimento, em razão de complicações no parto, por suposta lesão corporal culposa e requereram a designação da audiência preliminar.


A defesa da médica, contudo, demonstrou por meio de artigos científicos e procedimento administrativo investigatório interno do hospital que a médica adotou todas as cautelas necessárias e prudentes para preservar a saúde da mãe e do recém-nascido.


Após analisar a petição, o MP concluiu que não houve nenhuma conduta em desobediência aos conhecimentos técnicos da profissão. Diante disso, a magistrada determinou o arquivamento do procedimento investigatório. 


A médica foi representada pelos advogados Francisco Cordeiro e Tabita Lorraine da Gama.


 

Jaeger Advogados Associados

51 3331 5858

Av. Lageado, 1212 Sala 1501
Petrópolis - Porto Alegre / RS

Siga-nos nas Redes Sociais

Atendimento: 51 3331 5858

© 2024 - Jaeger Advogados Associados - Todos os direitos reservados

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so' - /usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so: cannot open shared object file: No such file or directory

Filename: Unknown

Line Number: 0

Backtrace: