Empregado chamado de "gordo" e "corno feliz" por chefe será indenizado.

Empregado chamado de "gordo" e "corno feliz" por chefe será indenizado.


07/08/2023 - 10:10:00

 


6ª turma do TRT da 2ª região condenou um grupo econômico, composto pelo Metro Jornal e pela Rádio e Televisão Bandeirantes, a pagar indenização no valor de R$ 12 mil a um trabalhador que foi vítima de "grave assédio moral" pela diretora financeira. O profissional era chamado de "gordo" e foi apelidado de "corno feliz" em razão de um problema pessoal relativo à paternidade da filha 


Segundo a decisão, o homem, em depoimento pessoal, reiterou as informações constantes na petição inicial. O juiz relator, Fernando César Teixeira França, em voto transcrito pelo desembargador redator, Antero Arantes Martins, destacou que os fatos foram relatados "de forma precisa e concisa".


A testemunha da parte autora confirmou os fatos relatados pelo empregado. Ela contou também que comentários como "nossa! como você está gordo, nem cabe na cadeira!", dentre outras opiniões ofensivas sobre o peso dele, eram proferidos na presença dos demais trabalhadores. 


 


Para o magistrado, é "inadmissível que se reconheça como 'brincadeira' o fato de uma superiora hierárquica, que poderia demitir o obreiro a qualquer momento, proferir constantes ofensas em face do autor na presença de outros trabalhadores. É de clareza solar o intento em menosprezar e humilhar o obreiro".


No acórdão, o magistrado pontuou que considera irrelevante aferir se o trabalhador também proferiu ofensas contra a chefe, uma vez que isso foi observado na sentença. De acordo com ele, isso não isenta a responsabilidade da superiora hierárquica nem das empresas "de sua responsabilidade em manter um meio ambiente de trabalho saudável".


O tribunal omitiu o número do processo.

Informações: TRT-2.

Fonte: migalhas.com.br
 

Jaeger Advogados Associados

51 3331 5858

Av. Lageado, 1212 Sala 1501
Petrópolis - Porto Alegre / RS

Siga-nos nas Redes Sociais

Atendimento: 51 3331 5858

© 2024 - Jaeger Advogados Associados - Todos os direitos reservados

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so' - /usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so: cannot open shared object file: No such file or directory

Filename: Unknown

Line Number: 0

Backtrace: